Secundário

Matriz Curricular

Matriz – A apropriação plena da autonomia curricular, agora conferida, materializa- se, sempre, na possibilidade de gestão flexível das matrizes curriculares adequando-as às opções curriculares do colégio.

Nos cursos Científico–Humanísticos as matrizes curriculares integram um conjunto de disciplinas comuns nas componentes de formação Geral e, na componente de formação Específica, um conjunto de disciplinas que visam proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso.

As alterações aos princípios de organização curricular (publicadas em Decreto-Lei n.º 55/2018) vêm conferir aos alunos do ensino secundário a possibilidade de adoção de um percurso formativo próprio através de permuta e substituição de disciplinas, no respeito pelas componentes específica e científica de cada curso. 

A apropriação plena da autonomia curricular, agora conferida, materializa-se, sempre, na possibilidade de gestão flexível das matrizes curriculares-base adequando-as às opções curriculares de cada escola. 

Com vista à valorização de todas as componentes do currículo, elimina-se o regime excecional relativo à classificação da disciplina de Educação Física, passando esta a ser considerada, a par das demais disciplinas, para o apuramento da classificação final de todos os cursos do ensino secundário

As componentes de formação identificadas anteriormente integram a disciplina de oferta Estudos Clássicos, de acordo com o projeto educativo da escola.

As matrizes curriculares integram, também, a componente de formação de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito das diferentes disciplinas da matriz, dos temas e projetos, sob coordenação do Diretor de Turma.
Neste sentido, apresentamos as matrizes da oferta educativa e formativa do ensino secundário em vigor no Colégio, no presente ano letivo.

Oferta – No que se refere ao currículo português, a organização curricular no Colégio St. Peter’s Internacional School encontra-se sustentada nos Cursos Científico-Humanísticos. Estes cursos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico, têm a duração de três anos letivos correspondentes ao 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, conferindo um diploma de conclusão do nível secundário de educação.

A matriz curricular dos Cursos Científico-Humanísticos integra:
– A componente de formação geral, comum a todos os cursos, que visa a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens e inclui as disciplinas de Português, Língua Estrangeira I – Inglês, Filosofia e Educação Física, de frequência obrigatória;
– A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso e inclui, para além de uma disciplina trienal obrigatória, duas disciplinas bienais e duas disciplinas anuais, cuja escolha e combinação é da responsabilidade do aluno, em função do percurso formativo pretendido.
As disciplinas da componente da formação geral são obrigatórias e comuns a todos os cursos, sendo nas disciplinas da componente de formação específica que os cursos se diversificam.

A disciplina de Estudos Clássicos no Ensino Secundário tem como polo central das suas aprendizagens a Antiguidade Grega e Romana, concentrando-se no estudo das línguas e literaturas clássicas, na política, na sociedade da Grécia Antiga e no Império Romano, bem como na sua expressão cultural e nas suas variantes, tais como a arte, a religião, o direito, a arquitetura, a biologia, a medicina, a química e a filosofia antiga, bem como no desenvolvimento do pensamento crítico esclarecido e da sua inegável influência na atualidade. 

Com a integração desta disciplina no seu currículo, o St. Peter’s International School torna-se assim a primeira escola, em solo nacional, a proporcionar a todos os alunos das diferentes áreas o estudo da Antiguidade, seguindo o exemplo das melhores escolas internacionais. 

O programa a lecionar contou com a colaboração do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, bem como da Associação Clenardus: Promoção e Ensino das Línguas Clássicas, parceira da Direção Geral da Educação, e do Cambridge School Classics Project da University of Cambridge.’

SERVIÇOS

A Vida no Colégio

Ementa do Mês

Confira as ementas semanais dos nossos alunos

Internato

Viver no St. Peter’s School não será só educativo, mas também animado

Transportes

Asseguramos um serviço diário de transporte, com vários itinerários

Extracurriculares

Oferecemos opções extracurriculares dinâmicas e desafiantes

icon02
Scroll to Top
X