SECUNDÁRIO

Exames Nacionais 2021

Inscrições

As inscrições para as provas e exames do ensino secundário, seja qual for o fim a que se destinem (aprovação em disciplina, prova de ingresso ou melhoria de classificação) serão entre:

  • Prazo de inscrição para a 1ª fase – 24 de março a 15 de abril;
  • Prazo de inscrição para a 2ª fase – 2 a 6 de agosto.

Inscrição Obrigatória

À exceção dos alunos retidos por faltas, os alunos do ensino secundário têm de se inscrever, obrigatoriamente, para a 1ª fase das provas e exames do ensino secundário dos 11º e 12º anos de escolaridade.

Anulação de Matrícula

Os alunos do ensino secundário que anularem a matrícula numa determinada disciplina, após a penúltima semana do 3º período letivo, estão impedidos de realizar exame final nacional ou prova de equivalência à frequência nessa disciplina, no presente ano letivo.

Fichas ENES 2021

A ficha ENES 2021 é um documento necessário para a candidatura ao ensino superior e pode ser requerida pelos alunos na escola onde realizaram exames finais nacionais, em data posterior à da afixação das pautas com os resultados dos exames.

Para a candidatura ao ensino superior, os alunos que não pretendam realizar exames no presente ano letivo têm que proceder, obrigatoriamente, à inscrição na PIEPE, para efeitos de emissão da Ficha ENES 2021, não havendo lugar ao pagamento da propina de inscrição.

Inscrição na 2ª FASE

Todos os alunos que pretendam realizar provas e exames na 2.ª fase têm de proceder à respetiva inscrição.

Os exames realizados na 2ª fase do calendário dos exames finais nacionais só podem ser utilizados, como provas de ingresso, na candidatura à 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, tanto no próximo ano escolar como nos dois anos subsequentes.

Candidatos ao Ensino Superior

Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura online da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.

Plataforma PIEPE

Os alunos do ensino secundário inscrevem-se na PIEPE. A este propósito aconselhamos a leitura integral “V- Plataforma de Inscrição Eletrónica de Provas e Exames” que se encontra nas páginas 15 e 16.

Documentos de apoio:

Links úteis

 

Scroll to Top
X