Jardim de infância

Princípios Orientadores

Jardim de Infância St. Peter’s International School é um espaço de aprendizagem ativa, onde se constrói o sentido da vida, se aprende a ser, a saber estar e a saber fazer. É um espaço privilegiado de descobertas e aprendizagens, no qual as crianças são os principais atores e serve de base para o desenvolvimento integral da criança., desenvolvemos a nossa ação pedagógica no sentido de conduzir a criança a um desenvolvimento físico, intelectual e social harmonioso.

Esse desenvolvimento é alcançado pela promoção de experiências de aprendizagem, dotadas de intencionalidade educativa, que englobem as áreas cognitiva, linguística, emocional, afetiva, relacional e social, psicomotora, artística e criativa.

Mais ainda, alia-se a um ensino bilingue, acreditando-se que a imersão numa língua estrangeira, nos primeiros anos de vida, é saudável e recomendável, do ponto de vista neurológico, uma vez que o cérebro possui, ainda, a plasticidade ideal para realizar novas aprendizagens. Curiosa e aberta às novidades, a criança torna-se fluente em pouco tempo, adquire destreza em idiomas, no geral, constrói um repertório linguístico diferenciado e alcança a possibilidade de vivenciar a diversidade cultural.

A relação entre a família e o Colégio é privilegiada o envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos seus filhos assume-se, não tanto como um direito, mas mais como uma responsabilidade, à qual acresce valor. São eles quem, através de uma participação ativa, se constitui como recurso válido para assegurar uma ação educativa coerente e um bom nível de qualidade na formação integral dos alunos, em colaboração com os educadores.

O papel do educador é o de orientar este processo de aprendizagem, estimulando o prazer da descoberta, do conhecimento e da curiosidade, permitindo às crianças vivências e experiências dinâmicas e ativas, partilhadas em ambientes diversificados.
Deste modo, a formação da criança, na Educação Pré-Escolar, é particularmente favorecida por uma parceria responsável, dinâmica e contínua entre a família e a comunidade educativa.

“Every child Is an Artist.
The problem is how to remain an Artist once he or she grows up” Pablo Picasso

As diversas formas de expressão são meios de comunicação que apelam para uma sensibilização estética e um contato com diferentes materiais e técnicas.

O domínio das diferentes formas de expressão artística, das artes visuais; do jogo dramático; da música e da dança, permitem à criança crescer num ambiente harmonioso, onde se diversifica situações e experiências de aprendizagem que lhe facilitam tomar consciência do seu corpo e das suas potencialidades enquanto ser criativo.

Com o projeto “– Learning throught Art”, vai-nos permitir desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo, sendo o objetivo principal do nosso projeto, a descoberta do “saber mais, fazendo”, centrado na expressão dramática/musical e plástica e que irá permitir à criança a descoberta de si mesma, do outro e do meio que a envolve, através da linguagem verbal e não verbal.

Todas as atividades de Jardim de Infância permitem, uma exploração integrada das diversas áreas, quer a nível da formação social, das expressões e do conhecimento do mundo, existindo sempre uma relação de conceitos dos quais não podemos estar alheios.

Assim a expressão plástica e dramática/musical, aparece como um meio de comunicação e representação de vivências quotidianas, fomentando a emergência da linguagem oral e escrita, numa perspetiva de literacia como meio de interpretação e tratamento de informação, bem como na aprendizagem de conceitos matemáticos, passando por processos de exploração e experimentação, onde as crianças conseguem fazer as suas próprias descobertas, através da manipulação de materiais e onde lhes é dada a possibilidade de formular hipóteses, desenvolver capacidades de observação e classificação, testar, procurar sequências, refletir, seriar, registar, criar e aplicar conhecimentos adquiridos anteriormente.

A arte constitui-se como uma forma de comunicação e expressão, mas não só, ela é também uma forma lúdica da criança desenvolver e aprender sobre o mundo. Através das suas produções artísticas a criança vive as suas aventuras, experiência sentimentos e ambições. Inventa personagens e histórias, desmistifica os seus medos e angústias, desenvolvendo o seu equilíbrio emocional de forma mais saudável.

Mensagem da

Coordenadora

Avaliação

 

Inglês

 

Departamento

Psicopedagógico

A educação pela arte , a arte representa um papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento do ser humano, por isso deve ser parte integrante do trabalho curricular com o grupo de crianças. É um pilar essencial para a criatividade, para o bem-estar físico e emocional da criança e para a inteligência. Representa um imenso mundo de oportunidades ricas e diversificadas, vivências únicas, experiências e aprendizagens, ao mesmo tempo que proporciona momentos de reflexão, observação, conhecimento e expressão.

SERVIÇOS

A Vida no Colégio

Ementa do Mês

Confira as ementas semanais dos nossos alunos

Internato

Viver no St. Peter’s School não será só educativo, mas também animado

Transportes

Asseguramos um serviço diário de transporte, com vários itinerários

Extracurriculares

Oferecemos opções extracurriculares dinâmicas e desafiantes

icon02
Scroll to Top
X