Jardim de Infância

Inglês

Todas as crianças merecem começar as suas vidas da melhor maneira possível, sendo apoiadas e ajudadas a atingirem todo o seu potencial. O desenvolvimento acelerado das crianças nestas idades tão tenras é visível e é importante reconhecermos de desde o seu nascimento até aos cinco anos é a fase onde o desenvolvimento mais tem impacto no futuro da criança.

Um ambiente seguro, feliz e tranquilo, é tão importante que podemos mesmo afirmar que é um direito de qualquer criança. Pais presentes e atentos, uma educação cuidada e em conjunto com a família, são fatores que promovem um desenvolvimento positivo e feliz para qualquer criança, permitindo que a mesma aproveite o seu potencial ao máximo. 

No jardim de infância os objetivos principais são:

  • Promover atividades desejadas pelas crianças para que aprendam e utilizem o Inglês;
  • Que compreendam, deem e cumpram instruções e respondam/perguntem questões; 
  • Encorajar as crianças a tomarem iniciativas e a serem cada vez mais autónomos;
  • Promover atividades interiores e exteriores que permitam às crianças terem conhecimento do Mundo através de ações práticas; 
  • Dar ênfase à oralidade, desenvolvendo atividades de representação, musicais, recitais de histórias e jogos;
  • Desenvolver a utilização da língua inglesa de forma gradual, sistemática e integrada;
  • Demonstrar o interesse cultural relativo à língua e à sua cultura;

Literatura Infantil

Explorar a literatura infantil ajuda a desenvolver a inteligência emocional, bem como a criatividade das nossas crianças. Através da literatura, verificamos ainda que há um aumento significativo no desenvolvimento pessoal e social, ganho por via da imaginação e curiosidade natural das crianças. 

Ler livros com imagens cria um laço entre a criança e o adulto e introduz este último a uma nova linguagem, que os ajudará a desenvolver a parte cognitiva. É ainda benéfico para aumentar a atenção do aluno e alargar os seus horizontes aprendendo diferentes coisas sobre o Mundo e ganhando assim novos interesses nas diferentes áreas que vai conhecendo. A leitura permite ainda devolver o sentido estético e a criatividade através das ilustrações presentes na mesma.

A fonética, explorando o ABC, vai ajudar as crianças a reconhecerem os sons que cada letra tem, permitindo que reconhecem o som e a letra. As crianças vão aprender as letras do alfabeto e vão percebendo o significado linguístico, desenvolvendo a sua capacidade de reparar, pensar e utilizar letras individualmente nas palavras. O desenvolvimento da capacidade de entender a relação entre letras e sons, irá eventualmente ajudá-las a serem melhores na leitura.

 Aulas de Teatro que providenciam um conjunto de experiências de aprendizagem diferente:

As crianças são desafiadas a expressarem os seus sentimentos e a darem asas à imaginação de uma forma verbal e não verbal. Através da representação, dança e mímica, vão recriar e inventar diferentes cenários e situações. Participar nestas atividades tanto no interior como no exterior vai oferecer às crianças ferramentas que lhes conferem uma maior autoestima e confiança contribuindo para a sua performance social, pessoal e emocional. 

O nosso objetivo é proporcionar a todas as crianças uma experiência linguística rica e num ambiente adequado, desenvolvendo a sua confiança e capacidades para que se expressem em diferentes contextos. 

Mensagem da

Coordenadora

Princípios

Orientadores

Avaliação

 

Departamento

Psicopedagógico

Scroll to Top
X