ST. PETER'S INTERNATIONAL SCHOOL BLOG

Desde a creche até à faculdade.

Atividades

Férias de Natal – Ideias geniais para os mais novos sem sair de casa e sem gastar dinheiro

ferias de natal 2019

Claro que há estreias de filmes, peças de teatro, concertos, bailados, ateliers e museus com programas superinteressantes e um milhão de coisas para ver por aí. Mas também sabemos que as férias são longas, que o frio e a chuva nem sempre convidam a sair e que importa estimular a imaginação e a criatividade. Porque há coisas que o dinheiro não compra, estas são ideias caseiras, apostas no DIY, que vão envolver toda a família, o que vem bem ao encontro do verdadeiro espírito do Natal. Com a nossa ajuda do torne estas férias dos mais pequenos inesquecíveis e, quem sabe, crie tradições para natais futuros.

Festa do pijama

É apenas um pretexto para reunir os amigos em casa e passar uma noite em que se ri e conversa mais do que se dorme. Mas também pode ser um pretexto para que pais e filhos se aliem num propósito comum. Improvisem uma ‘camarata’, redecorem o quarto, inventem pijamas divertidos, reúnam lanternas, jogos e snacks, porque estas noites são longas e divertidas.

Sessão de cinema

Um filme inédito ou de que todos gostam, ou um terrífico filme de terror, é o ponto de partida para verdadeiras aulas de artes visuais e manuais. Desenhem e produzam os bilhetes de cinema, manualmente ou em modo digital. Cortem recortem, pintem ou apenas imprimam o resultado do trabalho. Na sala, coloquem filas de cadeiras. Apaguem as luzes. Com um ring tone anunciem o início do filme. Com uma lanterna, conduzam o público (amigos e familiares) por entre a penumbra da plateia. Ah, e não se esqueçam de fazer pipocas. Sucesso garantido.

Amigo secreto

Um grupo de amigos, apenas um presente por amigo. Quem dá o quê a quem? Pode valer uma tarde inteira de animação.

Karaoke

Todos se divertem, com ou sem dormida associada. Um microfone, músicas divertidas, antigas ou de que realmente se gosta e, porque não, fatos que lembrem os das estrelas da pop, rock…

Festa temática

Qualquer tema, qualquer hora do dia, qualquer dia da semana. Festa do Gelo, do Circo, do Natal, da Ginástica, dos Cup Cakes… Não importa. Guarda-roupa improvisado, decoração alusiva ao tema e um lanche pelo meio fazem as delícias de todos. Os mais velhos saberão como ninguém qual o tema a eleger e como organizar o evento, principalmente se for fora das horas habituais, numa zona mais exclusiva da casa, onde adulto não entra, e se puderem deitar-se um pouco mais tarde.

Fazer e ‘cozinhar’ presentes de Natal

Porque não aproveitar o tempo que eles têm livre para conceber e realizar os seus próprios presentes de Natal? Ensine-os a tricotar cachecóis para os irmãos, deixe que desenham os postais para oferecer aos avós, ou que tirem fotos para o álbum de Natal deste ano. Em conjunto, criem um guião para que possam representar uma peça de teatro na grande noite, perante toda a família, filmem, realizem e editem um divertido vídeo com imagens de todos, ou cozinhem os bolos para a ceia… Não há limites. Tudo é possível quando há imaginação e boa vontade.

Concurso fotográfico

Além de os iniciar ou dar continuidade a um hobby no qual já devem ser peritos, por conta das redes sociais, ainda contribui para um serão, ou vários, de diversão. Em espontâneos inesperados ou planos mais elaborados, todos gostam de ser ver ou apenas apreciar boas fotos ou momentos divertidos. Animais de estimação valorizam muito esta atividade.

Reinventar o pinheiro de Natal

Em vez na tradicional árvore, dê-lhes liberdade para inventarem a sua própria. Um triângulo com fotos de família coladas à parede, uma estrutura de madeira enfeitada de luzes, um ‘lego’ de livros em forma de pinheiro… Deixe que o surpreendam e que aprendam o valor daquilo que nasce do seu esforço e imaginação. O Natal também é isso.

Decorar a casa

Envolva-os na decoração e preparativos da época, desde a eleição dos doces à personalização dos embrulhos. Aceite as suas sugestões e, juntos, criem novas tradições.

Quiz show doméstico

Porque não um quiz show com perguntas relacionadas com a história e memória familiar? Quem se recorda de…? Este pode ser um bom ponto de partida. Quanto mais estrambólicas forem as perguntas, maior a diversão.

Dar um concerto

Deixe que eles organizem um concerto, onde colocarão à prova aquilo que aprenderam, ou ainda têm de aprender, nas aulas e música, ou que façam playback dos temas mais emblemáticos para a família.

Sarau de dança ou show de fantoches

Ensaie com eles uma coreografia. Liberte espaço em casa e convide amigos e familiares para um show caseiro, com chocolate quente e bolachas feitos por todos. Ou criem fantoches e uma história divertida. Vai ser um espetáculo!

Acampar

Se houver um jardim ou quintal, tanto melhor, se bem que o frio pode não permitir que a ventura dure a noite toda. Uma tenda na sala ou no quarto servem igual propósito. O conceito reside na capacidade de imaginar e de fazer de conta.

Comments are Closed

Theme by Anders Norén