3ºCiclo

Princípios Orientadores

O 3º Ciclo do Ensino Básico, dá continuidade ao trabalho realizado no ciclo anterior, assumindo uma matriz vincadamente humanista. Os alunos imergem em novos grupos de trabalho, promovendo-se, assim, novas experiências relacionais entre pares e com os elementos da nova equipa pedagógica, que continua a revelar-se coesa, amável, empenhada e extremamente capacitada.

Diretores de turma e respetivas equipas educativas, promovem um trabalho sistemático e metódico com recurso a pedagogias diferenciadas, tratando-se cada aluno como um ser independente e único, na procura do sucesso de todos. Investimos numa equipa multidisciplinar e interdependente, valorizando-se a educação com vista à melhoria da qualidade do ensino e do sucesso pedagógico.

O aluno é incitado a trabalhar de forma autónoma e adaptada a um contexto de maior rigor pedagógico. Vivenciam-se experiências e desafios com impacto direto formação do aluno, que é desafiado a assumir um papel proativo e critico do processo Ensino-Aprendizagem, enfatizando-se a sua responsabilidade e liberdade, no aporte de valor e crescimento.

No plano curricular, aumenta o grau de complexidade dos conteúdos e dos temas abordados, assim como o desafio intelectual e relacional, proporcionando-se a vivência de atividades formais diversificadas e extremamente ricas do ponto de vista formativo.

Continuamos a promover o trabalho em grupo e a comunicação em várias línguas, sugerindo-se, ao aluno, uma atitude colaborativa, onde a capacidade de resolver problemas, o espírito crítico, os pensamentos divergente e analítico e a literacia digital, continuam presentes, numa valência onde se continuam a desenhar estratégias de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Com um Ethos de escola multicultural e de boas práticas relacionais, o desporto, a arte e os saberes específicos das diversas áreas disciplinares, são presença constante num contexto em permanente adaptação aos modelos pedagógicos atuais, sem, contudo, perdermos a nossa profunda ligação à cultura e aos estudos clássicos.

Os contextos dinâmicos de sala de aula, as sessões de reeducação e reforço de conteúdos, assim como as sessões promotoras de competências no âmbito dos métodos e técnicas de estudo, concorrem para a aquisição de competências progressivamente mais consolidadas, preparando, os alunos, para a frequência plena do Ensino Secundário.

As sessões de Orientação Escolar e Profissional, desenvolvidas no decurso do 9º ano, oferecem informação pertinente no que respeita ao perfil funcional e ao perfil de aptidões, apoiando-se, assim, o aluno, no momento da escolha vocacional.

A língua inglesa tem uma presença muito significativa nesta valência de ensino, continuando a assumir um currículo extenso.

Dando continuidade ao trabalho realizado no 2º ciclo, promove-se a comunicação oral e escrita, com o objetivo de dotar os alunos das competências específicas para uma comunicação fluente e eficaz.

No final de cada ano letivo, os alunos estão capacitados para realizar, com sucesso, as provas de certificação internacional da Universidade de Cambridge, culminando, no 9º ano, com a prova de F.C.E. (First Certificate in English). 

Mensagem do

Coordenador

Matriz

Curricular

Inglês

 

Departamento

Psicopedagógico

Scroll to Top
X