3º Ciclo

Inglês

O método streaming faz com que os nossos alunos estejam integrados num grupo que lhes permita otimizar ao máximo a sua progressão na aprendizagem da língua, de acordo com o seu nível de proficiência linguística. Streaming não significa identificar e agrupar os alunos de acordo com a sua capacidade cognitiva. Trata-se, sim, de agrupar alunos com necessidades linguísticas semelhantes, de forma a potenciar a sua aprendizagem.

No sentido de atingir este objetivo, os alunos com diferentes níveis de competência linguística têm, consequentemente, exigências distintas no que diz respeito ao ambiente de aprendizagem. Acrescente-se, ainda, que os alunos apresentam uma progressão mais rápida e consistente nas suas competências linguísticas em turmas com um nível aproximadamente homogéneo. Assim sendo, os professores da disciplina poderão assegurar que os alunos terão a oportunidade de progredir na sua aprendizagem à medida das suas necessidades. Em termos práticos, o professor poderá focar-se num conjunto de fatores que podem ser adequados às necessidades específicas da turma, tais como as aprendizagens essenciais para cada nível; a complexidade da linguagem utilizada nas instruções em sala de aula e nos vários materiais a utilizar; a adequação do nível linguístico dos materiais a utilizar em sala de aula; a forma como é dado feedback aos alunos relativamente à sua progressão; critérios e instrumentos de avaliação especificamente desenhados para refletir a progressão dos alunos nas suas aprendizagens, de acordo com os quadros de referência internacionais, no que à aprendizagem de uma língua diz respeito.

Os grupos são formados de acordo com os seguintes critérios:

  • O nível de exame de certificação Cambridge realizado pelo aluno e respetivo resultado;
  • O nível de progressão linguística do aluno e as suas necessidades mais específicas;
  • Os alunos sem certificação ou que não tenham feito uma certificação nos últimos dois anos, e os alunos que se matricularam recentemente no colégio, farão um teste de diagnóstico (Oxford Placement Test), em conjunto com uma avaliação da competência da oralidade;
  • A preparação dos alunos para as suas certificações da Universidade de Cambridge com maior qualidade, incidindo nas competências específicas para cada nível.

As aulas decorrem em períodos letivos simultâneos, de forma a permitir que os alunos possam progredir de nível, caso essa situação se justifique. Contudo, destaca-se que os alunos que frequentam as aulas de determinado nível poderão não realizar o exame de certificação nesse mesmo ano, isto é, os alunos que não apresentam progressão suficiente para realizar o exame com sucesso realizarão o seu exame de certificação no ano letivo seguinte. Deste modo, garantimos um aumento no sucesso dos alunos nestes exames, bem como resultados mais consistentes.

Literatura Inglesa (English Literature and Performance) é vista no 3º ciclo como uma área de estudo fundamental, não apenas no sentido linguístico, mas também como meio de experimentar a cultura anglo-saxónica. Para tal os alunos estudam os grandes clássicos da Literatura Inglesa ao mesmo tempo que se deleitam com as obras de escritores contemporâneos. Analisam personagens, levam a cabo discussões, encenam representações e reinventam obras dando azo à expressão artística de cariz humanística.

Mensagem do

Coordenador

Princípios

Orientadores

Matriz

Curricular

Departamento

Psicopedagógico

Scroll to Top
X