1º ciclo

Inglês

O plano de estudos da Língua Inglesa no 1o Ciclo do St. Peter’s International School visa dar continuidade ao perfil bilingue introduzido pelos princípios orientadores das valências anteriores. Deste modo, a oferta curricular da Língua Inglesa assume um papel fulcral no desenvolvimento da criança, contribuindo para o progresso da fluência linguística bem como o contacto com a cultura anglo-saxónica.

Proporcionada por uma equipa pedagógica composta por docentes nativos ou bilingues, altamente experientes e qualificados, a matriz curricular desta disciplina abrange diversas áreas do saber, permitindo aos nossos alunos um maior contacto com a língua e as suas expressões idiomáticas, bem como o desenvolvimento de uma plasticidade comunicativa progressivamente análoga à do idioma materno. Este processo é apoiado pela introdução da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), ministrada em par pedagógico (Professor Titular e Professor de Inglês) no ensino da Matemática/Maths, Estudo do Meio (Ciências e Geografia)/Natural SCiences e Expressão Plástica/Arts. Estas disciplinas são lecionadas e avaliadas de forma bilingue durante os quatro anos de escolaridade. Esta metodologia permite a ampliação exponencial do campo lexical específico das diferentes áreas em ambas as línguas e proporciona assim um ensino mais individualizado.

A disciplina de Língua Inglesa (English Language), tem como objetivo principal o desenvolvimento das competências linguísticas a nível oral e escrito (speaking, listening, reading and writing skills), sustentadas pelo desenvolvimento de vocabulário abrangente e diversificado, bem como pela consolidação dos conceitos gramaticais de base. O plano de estudos da disciplina de Língua Inglesa, no 1o Ciclo, integra ainda expressão dramática (English Drama) e literatura (English Literature). A introdução destas  disciplinas visa colmatar, de forma holística, a preparação dos nossos alunos para a certificação externa pela University of Cambridge.

Especificamente, a disciplina de Expressão Dramática (English Drama) permite aos discentes desenvolver e aplicar o seu conhecimento da Língua Inglesa, explorando diversos cenários envoltos em situações do quotidiano, de cariz cultural e humanístico, partilhando ideias e aprendendo a interagir com outros, adequando o seu discurso a diversos papéis e gama de plateias. Através de técnicas de role-play e das School Assemblies, os alunos têm oportunidade de experimentar a linguagem que ouvem e aprendem, contribuindo para o desenvolvimento da oralidade em situações do dia-a-dia, em debates e/ou apresentações formais e, simultaneamente, para aquisição dos soft skills.

As sessões de literatura Inglesa (English Literature) promovem a fluência leitora e interpretação, permitindo aos alunos desenvolver o hábito e gosto pela leitura. Possibilitam ainda a aquisição de maior amplitude lexical, promovem a compreensão gramatical e o conhecimento implícito das convenções linguísticas para a leitura, escrita e linguagem oral. Permitem também o estudo de uma variedade de obras literárias de complexidade crescente, que fomentam o interesse e conhecimento de situações de caráter cultural e histórico, e propiciam o desenvolvimento da escrita de forma clara, precisa e coerente. 

Plano de Estudos da Disciplina de Língua Inglesa

(*) Baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras

Exames da Universidade de Cambridge

O ensino intensivo da língua Inglesa no 1o Ciclo visa dotar os nossos alunos da confiança necessária para comunicar em Inglês e tirar partido de uma ampla variedade de oportunidades enriquecedoras durante a sua vida estudantil no St. Peter’s International School. Durante o processo ensino/aprendizagem, os alunos são apoiados de forma sistemática de modo a garantir o desenvolvimento gradual da sua competência linguística, motivando-os, e partilhando com eles a jornada emocionante de aprendizagem de uma língua estrangeira.

Desta forma, O St. Peter’s International School em parceria com o British Council, proporciona aos alunos a oportunidade de acederem às certificações de nível básico de ESOL (English for Speakers of Other Languages) da University of Cambridge, a partir do 2 o ano de escolaridade. Assim, os exames iniciais (Young Learners Examinations) introduzem os nossos alunos a um modelo de certificação reconhecido mundialmente, que os acompanhará durante todo o seu percurso escolar na nossa instituição, garantindo-lhes o reconhecimento da sua proficiência linguística de uma forma gradual e individualizada.

Independentemente do ano de escolaridade, os nossos alunos beneficiam de uma preparação rigorosa em sala de aula, acompanhada de materiais didáticos e metodologias de ensino adotadas pela University of Cambridge no que diz respeito ao ensino de línguas estrangeiras. Assim, os alunos do St. Peter’s International School com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos, estão habilitados a realizar os exames de YLE Starters, Movers ou Flyers, de acordo com o seu nível de aptidão linguística. Estes exames realizam-se anualmente nas instalações do Colégio, o qual se encontra devidamente certificado pelo British Council como centro de preparação e de administração de exames da University of Cambridge (Cambridge English Exam Preparation Centre; ESOL Examinations Authorised Centre).

Novos alunos no 1º Ciclo

Os novos alunos que ingressam no colégio a partir do 1º ano de escolaridade realizam uma avaliação diagnóstica que avalia o nível de proficiência na Língua Inglesa. Esta avaliação permite à equipa pedagógica definir estratégias de apoio ao desenvolvimento das competências linguísticas necessárias para a inclusão do aluno no grupo turma. Se se apurar que o nível de proficiência do aluno/a não é equivalente ao nível lecionado no ano de escolaridade que integra, paralelamente a estratégias de diferenciação pedagógica em sala de aula, passará beneficiar de um conjunto de medidas de suporte à inclusão e aprendizagem, nomeadamente sessões de apoio pedagógico acrescido individualizado, ou em pequenos grupos, bem como adequações aos métodos e/ou instrumentos de avaliação durante o período de tempo considerado necessário.

Certificação em

Línguas

Certificação em

Latim

Faça a sua

Pré-Inscrição

Scroll to Top
X